GURPS 4º Edição

Longevidade, sim!

O sistema genérico mais popular do mundo chega à sua quarta edição em grande estilo. Seguindo a tradição da "informação concentrada", Gurps (sigla para "Generic & Universal Role-Playing System") ganha, em sua última edição, uma roupagem de luxo. Páginas coloridas, ilustrações bonitas, que nada ficam a dever aos livros do D&D ou LoTR, papel brilhante e, principalmente, um sistema enxuto, fácil e coeso de regras.

Saiba mais sobre o que mudou na nova edição do mais tradicional sistema genérico de RPG.

- Regras OPCIONAIS para tudo:
Uma das principais reclamações sobre o Gurps é a extensa quantidade de regras. Uma coisa que poucos jogadores e GMs entendem é que todas (sim, absolutamente todas) são opcionais. Isto ficou bem claro nesta edição. O sistema principal consiste daquele velho esquema de rolada para baixo, quanto menor o número, melhor, envolvendo 3D6, e o dano rolado para cima - quanto maior o resultado, maior o dano. As roladas são invertidas, pois, assim, dificultam o uso de dados "viciados". Mas isto não é exatamente uma novidade...

- Menos números, mais ação:
Agora, as tabelas não vão mais do três ao infinito (ainda que o 17 e o 18 fossem, sempre e respectivamente, uma falha crítica e um fumble). Tudo agora fica dentro da escala dos 3D6, sendo que qualquer característica perto das extremidades da tabela é absurdamente baixa ou alta. A diferença, portanto, de um 12 para um 13 é significativa, e não mais apenas uns centésimos de percentual, como antigamente. Com isso, o sistema ganha agilidade nas roladas e se torna mais compreensivo.

- Sistema Métrico - Até que enfim!
Libras? Polegadas? Pés? Onças? Fahrenheit? Você ficava louco quando o sistema listava quantidades assim? Pois fique tranquilo - "Tio" Steve Jackson bateu o martelo e agora todos os livros de Gurps serão escritos usando-se por base unidades métricas (quilo, centímetro, litro etc), afinal, só os americanos e britânicos usam o outro sistema.

- HT e ST: O fim da era dos "magos halterofilistas".
Antigamente, a HT (saúde) de um personagem refletia quantos hit points (ou pontos-de-vida) ele possuísse. Da mesma forma, a ST (força) refletia a quantidade de pontos de fadiga. Agora, com a nova regra, tais atributos foram trocados: HT corresponde à fadiga, e ST, por sua vez, aos pontos de vida. Pontos de vida são a quantidade de dano físico que um personagem pode receber antes de cair inconsciente ou morrer; sendo assim, é o "tamanho" ou a "massa corpórea" que ele efetivamente possui. Fadiga é a quantidade de esforço que ele consegue realizar até que caia cansado, e está, obviamente, relacionada ao seu treinamento físico, resistência de seu corpo e, também, ao quão bem seu corpo funciona; o que foi atribuído à HT.
Com isso, não existem mais os chamados "magos halterofilistas", aqueles que precisavam ter STs altas para deter muitos pontos de magia e, consequentemente, lançar vários feitiços. Eles podem possuir HTs altas ou, opcionalmente, comprar pontos de fadiga avulsos (o que deixou de ser uma regra opcional!) como resultado de seu treinamento nas artes místicas.

- Não jogue fora sua coleção antiga!
Além de todos os livros que estão sendo lançados atualmente para a Quarta Edição, o novo Gurps traz uma excelente novidade: retrocompatibilidade. Os livros da Terceira Edição são plenamente utilizáveis. As conversões são mínimas e praticamente cem porcento do conteúdo, por ser independente de regras, pode ser usado na edição mais nova, sem problema algum.

- Livros do tamanho certo.
Acabou, também, a era do "manual genérico para tudo". O novo "Basic Set" da Quarta Edição vem dividido em dois livros: Gurps Basic Set - Campaigns e Gurps Basic Set - Characters. O primeiro é apenas para se montar cenários, e, o segundo, personagens. Fica mais fácil de se orientar e se organizar, e, para o caso de você ser apenas um jogador (ou alguém que não tenha o menor interesse de mestrar na vida), pode comprar só o "Characters" para criar seus personagens.

- Novidades (não tão novas assim):
Alguns dos novos títulos para Gurps são: Magic, Fantasy (os dois necessários para se fazer campanhas ao estilo "fantasia medieval"), Powers (tudo para se criar sua própria campanha de Super-Heróis) e Infinite Worlds (ferramenta para se criar cenários envolvendo linhas de tempo alternativas).
Além, claro, da vasta biblioteca das 2a. e 3a. edições, que têm seus preços bastante reduzidos nos sites de leilões de Internet. Com uns poucos reais (ou dólares), torna-se possível de se adquirir uma "coleção instantânea" sem muito esforço.


Para mais detalhes, visite o site: http://www.sjgames.com/gurps/

Escrito por Filipe Gracioli - 30-Out-2005

Revisado e editado por Anderson - 11/10/2024

Fonte: http://www.aumanack.com/index.php?option=com_content&task=view&id=15&Itemid=43

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem